Pular para o conteúdo principal

Os escravos baianos tinham fama de revoltosos

Imagem da web

Luiz Gama foi transportado como escravo no navio Saraiva até à cidade do Rio de Janeiro, ficando com o comerciante Vieira, estabelecido na esquina da Rua da Candelária com a Rua do Sabão. Ainda em 1840 foi vendido para o alferes Antônio Pereira Cardoso num lote de mais de cem escravos, sendo todos trazidos para a então Província de São Paulo pelo Porto de Santos.

Depois de ser vendido como escravo pelo próprio pai, Luís Gama passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo. O seu dono de São Paulo até tentou vendê-lo em determinado momento de sua adolescência, mas o fato de ele ser baiano criou uma imagem negativa sobre ele. Isso acontecia porque, na época, os escravos oriundos da Bahia eram vistos de maneira negativa, como reflexo da Revolta dos Malês.

De Santos até à cidade de Campinas a viagem foi realizada a pé. Em Campinas ninguém o comprou por ser baiano. Os escravos baianos tinham fama de revoltosos, negros fujões. Voltou para a cidade de São Paulo e, já que o alferes não o vendeu, foi seu escravo na sua residência, onde aprendeu os ofícios de copeiro, sapateiro, lavar, passar e engomar, todos os ofícios do escravo doméstico.

Luís Gama começou a ser alfabetizado e, por isso, conseguiu obter as provas necessárias para sustentar a sua liberdade. Ele fugiu e foi atrás dessa garantia, embora ainda não saibamos como ele conseguiu tal comprovação. A alfabetização foi um momento importante da vida de Luís Gama, pois deu início à sua trajetória profissional.

É nome de rua no bairro do Bonfim, em Campinas,SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego me

Responsabilidade é tudo...

Em uma entrevista a uma rede de televisão, perguntaram ao Mike Tyson se era verdade o fato dele acordar às 4 horas da manhã para correr, e ele disse que não "Ás 4 horas já estou correndo" , o repórter um pouco abismado respondeu "Mas se você é o campeão mundial, pra que tudo isso?". Tyson disse "Por isso mesmo, a esta hora todos meus adversários estão dormindo e engordando" ainda acrescentou "Se eu souber que algum deles está correndo as 4 horas da manhã também, vou começar a correr as 2 horas da manhã, e se algum correr as 2 horas, vou parar de dormir para treinar. É por essa razão que me mantenho no topo. A responsabilidade é toda minha, não deles."

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi pérola.  Antigamente quando se queria  desqualificar  algum produto dizia