Pular para o conteúdo principal

Primeiro supermercado que mudou o Brasil nasceu em São Paulo há mais de 70 anos

Ir ao supermercado é um hábito cotidiano para milhões de brasileiros. Mas você já parou para pensar quando e onde surgiu o primeiro supermercado do país?

A resposta nos leva à cidade de São Paulo, no ano de 1953. Foi lá que nasceu o Sirva-se, o pioneiro do autosserviço no Brasil, localizado na movimentada Rua da Consolação.

Esse novo modelo de compras foi inspirado nos supermercados norte-americanos, que já faziam sucesso nos Estados Unidos.

A proposta era simples, mas revolucionária: permitir que os clientes circulassem livremente pelos corredores, escolhessem seus próprios produtos e os levassem até o caixa, tudo isso sem depender de atendentes para cada item, como acontecia nas mercearias da época. 

A revolução do autoserviço

Até meados do século XX, o padrão de consumo nas mercearias era bastante diferente. O cliente fazia seu pedido no balcão, e um funcionário buscava os itens nas prateleiras, um a um. O surgimento do Sirva-se rompeu com esse modelo tradicional e inaugurou uma nova era no varejo brasileiro: o autosserviço.

Essa mudança transformou profundamente a experiência de compra. Além de trazer mais agilidade, o novo formato também oferecia mais variedade, preços competitivos e um novo grau de liberdade para o consumidor, que agora podia comparar produtos, marcas e preços com mais facilidade.

Esse novo modelo de compras foi inspirado nos supermercados norte-americanos, que já faziam sucesso nos Estados Unidos.

A proposta era simples, mas revolucionária: permitir que os clientes circulassem livremente pelos corredores, escolhessem seus próprios produtos e os levassem até o caixa, tudo isso sem depender de atendentes para cada item, como acontecia nas mercearias da época.

O sucesso do Sirva-se em São Paulo não demorou a se espalhar. Em pouco tempo, outras redes começaram a surgir e a adotar o modelo de autosserviço. Marcas como Peg-Pag, Pão de Açúcar e Jumbo se destacaram nesse novo cenário, ajudando a consolidar o formato e torná-lo parte da rotina dos brasileiros.

A partir dos anos 1970, o setor supermercadista passou por um crescimento acelerado. Grandes redes se formaram, e os supermercados deixaram de ser novidade para se tornar elementos essenciais na paisagem urbana e na vida da população.                                                                                                             
Mais de sete décadas depois da inauguração do primeiro supermercado, o setor se tornou um dos mais importantes da economia brasileira. Hoje, o Brasil conta com milhares de supermercados espalhados por todo o território nacional, que oferecem desde produtos básicos até itens gourmet e importados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões que roubam noss os sonhos sabe que a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando não somente os sonhos mas nosso dinheiro mesmo. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mais um ano no calendário.  Na verdade não é este o assunto principal a ser tratado. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é este o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e...