Pular para o conteúdo principal

Surto epidêmico? Polícia confirma terceira morte por intoxicação de metanol

Terceira morte por metanol foi confirmada pela Polícia de São Paulo 

Autoridades pedem atenção redobrada ao consumo de bebidas alcoólicas em SP; Ministério da Justiça e Segurança Pública definiu a situação como um risco de surto epidêmico.

A Polícia Civil confirmou a terceira morte por ingestão de bebida alcoólica adulterada com metanol em São Paulo. A vítima, um homem de 45 anos, faleceu nesse domingo (28) em São Bernardo do Campo, na região metropolitana.

Esse não foi o primeiro caso recente. No último dia 18, outro homem, de 48 anos, também morreu após consumir bebida com metanol no mesmo município. Dias antes, em 15 de setembro, um homem de 54 anos havia falecido na capital paulista com o mesmo diagnóstico.

A contaminação levantou suspeita de envolvimento da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), responsável por esquema bilionário de fraudes no setor de combustíveis.
  Casos de Metanol em investigação
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) da capital monitora 13 casos suspeitos de intoxicação, dos quais cinco seguem em apuração, três permanecem internados e cinco pacientes já receberam alta.

Já o CVS (Centro de Vigilância Sanitária), ligado ao governo estadual, confirmou seis casos e investiga outros dez em todo o estado.

Segundo o CVS, é fundamental que bares, restaurantes e consumidores fiquem atentos à procedência das bebidas. O órgão recomenda adquirir apenas produtos de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre e selo fiscal.

“A recomendação é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”, disse o CVS, em nota.

        Alerta para risco de surto
O Ministério da Justiça e Segurança Pública definiu a situação como um risco de surto epidêmico de metanol. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) destacou que, diferente de outras contaminações registradas em pessoas em situação de rua, agora os casos ocorrem em ambientes sociais de consumo de álcool, aumentando a gravidade do cenário.

“A ingestão acidental ou intencional de metanol leva a intoxicações graves e potencialmente fatais. O cenário de adulteração é particularmente relevante do ponto de vista de saúde pública, pois episódios dessa natureza frequentemente resultam em surtos epidêmicos com múltiplos casos graves e elevada taxa de letalidade, afetando grupos populacionais vulneráveis e exigindo resposta rápida das autoridades sanitárias.

Nesse sentido, requer alerta à população, considerando, inclusive, o início do fim de semana, quando há maior frequência a bares e consumo de bebidas alcóolicas”, diz nota da Secretaria, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Fonte: Ndmais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...