.


16 de junho de 2017

Assassinando a língua pátria

Tem se a mania de falar que a escola pública está falida e, para aprender tem que estudar em escola particular. Mas o tema aqui não é  o ensino da escola pública ou privada.

Quero falar aqui  o que  estão fazendo com a língua portuguesa, a língua pátria. Li em um blog onde uma pessoa reclamava de quem escreve errado, cometendo e que ela não se conformava com tal situação. Também acho um absurdo e vou mais além, estão cometendo  um verdadeiro 'assassinato' gramatical.

Também vamos esperar o que! A maioria dos estudantes, de hoje, usa a linguagem da internet para escrever qualquer tipo de texto, não dando a mínima importância para as regras gramaticais. O idioma é o "internetês", e acredito que podemos chamar assim.

O mundo virtual criou "tribos" e uma linguagem própria onde cada um escreve como bem entendem, e aqueles que conhecem somente a língua culta fica fora dessas tribos, eu disse língua culta.

Para quem não sabe, língua culta quer dizer: - “Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber sobre vários assuntos mesmo não relacionados, isso é cultura”.

Como podemos ver cultura não quer dizer educação, você pode ter cultura e não ser educado. O contrário também é válido.

Em um país onde o que importa é passar de ano não podemos esperar muito dos nossos futuros profissionais, isso já estamos presenciado na atualidade, diante desse quadro vamos esperar o que!

Uma educação de qualidade se faz valorizando os professores, porém, não podemos esquecer que a verdadeira educação começa dentro das nossas casas.

Os mais velhos sempre diziam e continua valendo, “educação vem de berço”, não é ensinada nas escolas, a sala de aula é lugar de adquirir conhecimento.

Nesse país onde a sala de aula está mais barulhenta do que parque de diversão seria bom que aqueles que estão ali e não quer estudar deixar o lugar para os verdadeiros estudantes.

É só olhar o passado e ver quantos nomes importantes da nossa história que estudou em escola pública e contribuiu com muito com o desenvolvimento do país em que vivemos hoje.

Como exemplo conheço o colégio "Culto a Ciência", na cidade de Campinas, SP, onde estudou o 'pai da aviação', Alberto Santos Dumont e tantos outros nomes famosos que passaram por aquela escola pública. A língua pátria precisa ser respeitada, não quero ser pessimista, mas em um país onde se mata tantas pessoas assassinarem a língua é o de menos.
(a) J Araújo

2 comentários:

  1. Faço minhas as suas palavras, J. Araujo e por cá... adoptámos um Acordo Ortográfico que também veio, retirar as origens do latim da nossa língua... e torna-la sem qualquer lógica.
    Deixo alguns exemplos... o tal acordo... veio transformar a palavra facto (acontecimento) em fato (roupa de vestir).
    Os espectadores (pessoas que assistem a algo...) passaram a espetadores (pessoas que espetam... não sei o quê... e nem imagino onde...).
    A actas (registos escritos devidamente documentados) passaram a atas (uma estranha forma do verbo atar... com um lacinho ou nó... muito provavelmente).
    O Egipto... perdeu a letra P... passou a escrever-se Egito... mas no entanto por lá... continuam a viver os egípcios que ainda mantêm, nem sei como a pobre da letra P...
    Isto... só para rir... mesmo... pela total falta de lógica!
    Um grande abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Estamos realmente vivendo uma realidade cruel na educação e em tantas outras áreas no nosso pais, e nem temos sinal de que isso vai se resolver nem a longo prazo, sendo assim as próximas gerações estão comprometidas .
    Desejo-lhe uma linda semana.
    Beijos
    Joelma

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...