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A Rodovia Fernão Dias, está no centro das atenções

Imagem rede social 
Rodovia Fernão Dias, BR 381, tem ocupado os noticáros regionais nos últimos dois dias devido a uma carreta, com dimensões extradiordinarias, fora dos padrões convencionais, 44 eixos, 7,5 metros de largura, 7,5 de altura, puxada por três potentes caminhões, totalizando 123 metros de comprimento, transportando um moinho para produção de cimento, pesando 850 toneladas para a empresa Votorantim, na cidade de Edealina, Goiás.

                                                      Dimensões da carga
• Comprimento: 123 metros
• Largura: 7,5 metros
• Altura: 7,5 metros
• Peso: 850 toneladas
• Eixos: 44 eixos com 264 pneus 

Em um curto período esse comboio teve problemas e travou a rodovia causando enormes congestionamentos e irritando muitos usuários. A rodovia tem um tráfego de veículos pesados, principalmente, carretas e caminhões em ambos os sentidos. Norte e Sul.

Tem  muita gente questionando o porque a carreta com carga excedente que saiu de Santos indo para Goiás seria muito mais fácil ir pela Rodovia Anhanguera, SP 330 até Uberlândia, MG, eu também achava a mesma coisa, até procurar resposta para essa pergunta; em primeiro, lugar as Rodovias paulistas, apesar dos pedágios caros são bem mais conservadas.

A distância também é bem menor em comparado com o trajeto que esse comboio está fazendo. As, curvas são mínimas, principalmente, pela Anhanguera, até Uberlândia, mas o problema não é esse. Por essa rodovia, pelas dimensões da carga em várias pontos a Anhanguera SP 330 existem viadutos que não tem altura suficiente para suportar a passagem dessa carga específica.

Para esse tipo de transporte existe um planejamento de rota feito minuciosamente e, dependendo da carga, pode ser planejado até um ano antes como foi este. A transportadora responsável por transportar cargas excedentes tem que pedir uma autorização especial junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, (DNIT)

Com essa autorização em mãos é o momento de contactar as concessionárias responsáveis pelas rodovias por onde essas cargas vão transitar. A concessionária define os dias e horários que a rodovia pode ser usada comunicando com antecedência as polícias rodoviárias estadual ou federal que acompanham e orienta e controla o fluxo na rodovia durante um determinado tempo. Dependendo do tipo de carga não trafega mais que 30 ou 40 quilômetros por dia.

Muitas pessoas não fazem ideia da complexidade de determinados deslocamentos de cargas excedentes, tem casos de rodovias que precisaram ser totalmente fechadas, em determinado sentido quando essas são de mão dupla para que uma carga excedente pudesse chegar ao seu destino.

Comentários

  1. Lucas F. de Araújo14/10/2025, 22:59

    Excelente texto pai, elucidou todos os meus questionamentos. Onde conseguiu todas essas informações? Abraços.

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  2. Conhecendo as leis e regulamentos referentes ao transporte de cargas, por exemplo, esse tipo de carga não passa pelas praças de pedágios comoas demais. As tarifas são negociadas diretamente com a concessionária. Com referência as dimensões da carga fui conversar pessoalmente com a equipe envolvida na operação.

    ResponderExcluir

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