.


27 de novembro de 2009

>Cientistas pesquisam o leite e seus mitos

Pesquisas científicas, já apontaram o consumo do leite como um dos pilares da boa alimentação, tempos depois, parte da comunidade científica passou a recomendar que adultos excluam o leite como alimento da sua dieta. E a polêmica se instaurou.

Afinal, consumir leite faz mal a saúde dos adultos? Para responder essa pergunta as cientistas Maria Tereza Bertoldo Pacheco, do Centro de Química de Alimentos e Nutrição do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), e Adriane Elisabete Costa Antunes, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisaram o tema e publicaram o resultado no livro Leite para Adultos: Mitos e Fatos frente à Ciência, publicado pela Varela Editora e lançado este mês durante o 8º Simpósio Latino-Americano de Ciências de Alimentos.

Leite com manga faz mal? Esqueça, isso é bobagem
Outra bobagem: alimento é bom para quem tem gastrite


Desde muito criança ouvia dizer isso. Falavam se que era um grande risco. O livro se dedica a desmistificar uma serie de crenças que vem sendo transmitida há gerações. Quem nunca ouviu falar que beber leite com manga faz mal? "Você pode misturar leite com qualquer fruta, é uma grande mentira achar que vai fazer mal" diz a pesquisadora Maria Tereza Bertoldo Pacheco, do Centro de Química de Alimentos e Nutrição do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital.).

Outra mentira que segundo os cientistas vem sendo repetida há muitas décadas é a de que o consumo do leite faz bem para quem tem ulcera, azia e gastrite e que os comprimidos devem ser tomados com leite para evitar danos ao estomago. "Todas são mitos, pois este alimento tem pouca relação comprovada com a maioria das doenças e sintomas do aparelho digestivo, exceção feita para os quadros diarréicos", dizem as pesquisadoras em trecho do livro.

Sabe-se que os gastroenterologistas ao detectar úlceras ou gastrites em pacientes, o primeiro aconselhamento é substituir o leite, por "leite de soja" e o pão frances por "pão integral", bem como o arroz, pelo integral também. Normalmente os comprimidos "que fazem mal ao estômago" devem ser ingeridos com muita água, trinta minutos antes da refeição.

Certos antibióticos perdem sua ponteciabilidade se tomados com medicamentos "protetores" para o estômago. Certo mesmo, é ingerir os remédios com muito líquido, e comer bem, com qualidade.

Outro engano comum em alimentação é que frutas ácidas fazem mal à saúde, ao contrário, são benéficas, pois, acidez das frutas alcaliniza a corrente sanguínea diminuindo a acidez de maneira geral. Por exemplo, no início de uma suspeita de infecção urinária é indicado um copo grande de água com gotas de limão sem açucar, para diminuir a acidez da urina, e muitas vezes, evitar progressão da infecção.

Maria Tereza conta que afirmar que o homem é o único ser que na fase adulta se alimenta do leite de outra espécie é mito. "Gatos e cães também tomam leite se oferecermos".

4 comentários:

  1. Boas dicas!
    Ótimo final de semana!
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Quando o assunto mete especialistas e outros, a gente tem mesmo que seguir a nossa ideia!
    Por vezes há gente que só serve para complicar!
    Eu vou seguir o seu conselho!
    Beijo,
    Judite

    ResponderExcluir
  3. Interessante, mas o o negócio com leita a mangá era para destimular o consumo por parte dos escravos...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Araujo fiquei surpreso com seu comentario tao legal, muito obrigado mesmo, é verdade no natal deviamos parabenizar o aniversariante Jesus sabe acho que o verdadeiro sentido do natal esta sendo perdido pelas pessoas, hoje em dia nao se faz mais aquelas festas gostosas pelo menos aqui em casa, desejo o dobro pra vc!

    eu ja ouvi falar que manga com leite faz mal, diz meu pai que um sobrinho dele morreu comendo manga mais é mito sim, em minha opiniao nao é da natureza biologica tomarmos leite mais nao conseguiriamos viver sem leite ;) abraços!!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...