.


20 de novembro de 2009

>Desabafo de um caipira

(O Lavrador de Portinari, tem tudo a ver com o verdadeiro caipira)

Casca grossa, mãos ásperas e pés rachados. Estas são apenas algumas de nossas características. Quando digo nossa, não quero dizer que esse alguém é você que está lendo; mas sim, eu. Você ainda não deve saber de quem estou falando não é? Mas tudo bem, você vai ficar sabendo logo. Não é um bicho papão de jeito nenhum, muito pelo contrário pode até ser.

Se olharmos pelo lado de que todos nós somos um pouco homem um pouco bicho. Aí sim, você não está de todo errado. Como as pessoas das cidades, na maioria das vezes não acreditam no que a gente conta. Aproveitando a data, hoje em várias partes do Brasil é comemorado o "Dia da Consciência Negra", e o quadro 'o lavrador de Portinari ilustra muito bem o negro.

Temos nossas lendas e histórias que, muitas vezes, guardamos com medo e vergonha de contar e não sermos compreendidos. As pessoas da cidade têm a mania de que tudo que ouvem querer provas pergunta se fotografamos. O matuto dá créditos às pessoas e elas zombam dele. O matuto ou caipira como queira, é inocente, não tem maldade no coração. Carrega consigo o peso da labuta com a terra de onde tira seu sustento e de sua família. Através de suas mãos calejadas sai o sustento que alimenta os homens da cidade.

Humilde e puro de coração. Na maioria das vezes é um devoto fervoroso que conversa com Deus todos os dias. Às vezes faz questão de subir até o alto da montanha para ficar mais perto de Deus que na sua bondade, acho que é o único que não debocha do caipira. A amizade é um bem que não tem preço. Enquanto o homem da cidade é capaz de trair seu melhor amigo por dinheiro. A honestidade é uma de suas marcas registradas.

Prefiro ser um caipira, porém honesto, que anda livre pelos campos e cidades, do que ser um doutor que se esconde atrás de seus vários diplomas. Sou matuto sim, que não sabendo usar palavras bonitas conversa com Deus todos os dias logo ao levantar da cama. Minha oração é simples e direta e ele me escuta eu sei.

Obrigado Senhor meu Deus, por me permitir levantar da cama mais uma vez. Isso significa que o senhor me confiou mais um inicio de dia. Espero amanhã poder agradecer novamente se permitir-me levantar mais uma vez me perdoe, as palavras não são bonitas, as vezes, ficava com vergonha de falar, depois aprendi que o seu filho também nasceu e morreu humilde. Amém!  
Esse é o verdadeiro caipira...
J Araújo 

21 comentários:

  1. Será que ainda há pessoas assim neste mundo?

    Um pouco de melancolia misturado ao comentário...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É graças ao trabalho dessas mãos ásperas da roça que vem o nosso sustento, a eles devemos o nosso respeito, eles é que carregam o país nas costas, as gordas refeições do nossos governantes em seus banquetes...

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Benditos sejam os caipiras. Estejam eles na cidade ou no campo. Porque deles serão o reino dos céus.

    No mundo de hoje, infelizmente faltam muitas pessoas com as qualidades de um caipira. Todos se acham muito espertos. As vezes o certo é o errado e o errado é o certo. Muito bom o texto!

    Abraços, :-)

    ResponderExcluir
  4. Caipira

    Joel Marques / Maracaí

    O que eu visto não é linho
    Ando até de - pé no chão
    E o cantar de um passarinho
    É pra mim uma canção
    Vivo com a poeira da enxada
    Entranhada no nariz
    Trago a roça bem plantada
    Pra servir meu país

    Sou, sou desse jeito e não mudo
    Aqui eu tenho de tudo
    E a vida não é mentira
    Sou, sou livre feito um regato
    Eu sou um bicho do mato
    Me orgulho de ser caipira

    Doutor, eu não tive estudo
    Só sei mesmo é trabalhar
    Nessa casa de matuto
    É bem–vindo quem chegar
    Se tenho as mãos calejadas
    É do arado rasgando o chão
    Se minha pele é queimada
    É o sol forte do sertão.


    Sou, sou desse jeito e não mudo
    Aqui eu tenho de tudo
    E a vida não é mentira
    Sou, sou livre feito um regato
    Eu sou um bicho do mato
    Me orgulho de ser caipira

    Enquanto alguns fazem guerra
    Trazendo fome e tristeza
    Minha luta é com a terra
    Pra não faltar pão na mesa
    As vezes vou a cidade
    Mas nem sei falar direito
    Pois caipira de verdade
    Nasce e morre desse jeito

    Sou, sou desse jeito e não mudo
    Aqui eu tenho de tudo
    E a vida não é mentira
    Sou, sou livre feito um regato
    Eu sou um bicho do mato
    Me orgulho de ser caipira


    Bjs amigo.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo mineiro!Desculpe minha ausência,mas o paulistano não tem mesmo muita trégua!Lindo seu texto!O matuto é,no fundo,um pouco criança!Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Ola Garoto!
    Um verdadeiro ser humano, sem tentar ser mais ou menos aquilo que ele eh...bonito.
    Mil beijos e bom fds
    Rachel

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto. O matuto, o caipira, é gente simples e honesta. Tem o coração puro e cheio de esperança. É devoto e amigo. Sei disso, porque sou mineira de São João del Rei, embora esteja fora há muitos anos. Estou amando o seu blog, matando a saudade da minha Minas Gerais. Parabéns pelo blog. Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Eu tbém sou matuta..caipira com muito orgulho sim senhor..rsss
    Parabéns pelo blog e pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu aqui.
    BELA POSTAGEM, onde realmente ele retratou muito expresivo o caipira.

    Eu não esqueci um só de todos os meus amigos aqui, e hoje retorno, depois de muito trabalho com o nosso Site, com os 1000 Sonetos, agora poderei estar ao lado de todos , matando as saudades, que se fazem presente ao presente momento,
    passa lá no meu cantinho, tem
    NATAL
    com carinho, Efigênia

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto Araújo!
    Parabéns.
    Infelizmente as pessoas da cidade não sabem da sapiência do pessoal da roça.( somente os que vieram da roça é que sabem).

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do texto falando do matuto, do caipira; ele é assim penso que em todo o mundo, só muda o nome; é sincero, amigo e solidário com os vizinhos, coisas que os homens da cidade perderam; aqui em Portugal o nosso homem da aldeia, o lavrador, as pessoas da aldeia e mais perjorativamento, os parolos, são assim como o vosso matuto e ainda bem que o são; é neles que são preservadas as tradições tanto as religiosas quanto as pagãs, são eles que trabalham os campos e tratam das poucas matas que ainda não foram consumidas pelo fogo; se contassemos só com os ditos doutores já tudo tinha acabado.. Parabéns pelo tema e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  12. Olá, quem mora em Minas sabe do que vc está falando, tenho orgulho do meu tio Nonô (tio avô), caipira nato... mão grossa... mas sempre tem um cafezim com um queijim pra gente proseá!
    Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Amigo!
    Deve estar uma delícia aí nas montanhas das nossas Minas Gerais! Que saudade, que saudade...
    O que chamam de matuto ou caipira é o Homem Brasileiro na sua plenitude e veracidade. Você nos trouxe a interpretação Perfeita desse Brasileiro que trabalha de sol a sol para alimentar a vaidade das cidades grandes.
    Não sumi, meu querido, mas sou também dona-de-casa e vida de mulher é muito complicada, rsrs.
    Não te esqueço, viu?
    Mil carinhos e afetos!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Olá! Sempre morei na cidade grande, mas admiro muito a pureza das pessoas do interior. O caipira é sem dúvida um ser digno de total respeito e admiração. Hoje com certeza trocaria a vida da cidade pela do interior, pois o mais importante é a paz e isso aqui onde moro, infelizmente não existe mais.
    Um beijão e ótima semana

    ResponderExcluir
  15. Salve amigo Daniel...por onde andas??? Ta tudo bem??? senti sua falta.....
    Bjka

    ResponderExcluir
  16. Araújo

    O texto é um óptimo retrato do homem do campo, não só do capira. Haveria muitos citadinos, que nada teriam a perder de aprender muitas coisas com analfabetos, como eu aprendi. Julgo que conheço os bem os dois mundos. Trabalhei no campo com muitos anafabetos. Dez anos depois crei a minha própria revista em Lisboa, que dirigi.
    Queria dizer o porquê de um caipira beber: uma tradição de atenuar o sofrimento que a dureza do campo inflige. Ao citadino, falta-lhe inevitavelmente a capacidade de sofrimento ganha nos trabalhos do campo, que ainda conservo com honra.
    Abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir
  17. J.Araujo Gostei muito ...a simplicidade do Caipira serve de exemplo a todos nós da cidade grande. Muito verdadeiro. Parabéns por tão linda postagem. Obrigado pela visita na vitrine de senhos e já estou te seguindo. Depois passe na M2myrene para conhecer. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, muito obrigado pelo comentário lá no Cine Freud. A idéia que tento passar é essa mesma, trazer sugestões diversificadas e poder compartilhar um pouco do que venho estudando nesses meus primeiros anos de curso.

    Achei super interessante a proposta do teu blog em trazer uma discussão sobre esses aspectos culturais do nosso país. São conhecimentos relevantes que muitas vezes são esquecidos. Irei segui-lo, com certeza!

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Caipira ou matuto é todo aquele que ainda conserva a alma pura, o coração humilde ea consciência tranquila.
    Feliz vive sua vida na paz e quando vai para a cama dorme o sono dos anjos.
    Não se preocupam com o amanhã porque tem a sabedoria de viver um dia de cada vez e não sonham em acumular fortunas mesmo porque são já pessoas afortunadas por viverem tão perto de deus e da natureza onde a maldade não existe.
    Benditos sejam os caipiras.
    Amei o texto.
    e o blog.
    Abraço
    angel

    ResponderExcluir
  20. Amigo eu não sou caipira, mas sou camponesa de alma e coração, já dei de comer a muita gente da cidade. E hoje também me sinto parte da cidade, mas tenho entranhado nas minhas veias o que é ser campesina e saber fazer de tudo um pouco, e quando posso, é a melhor coisa que gosto de fazer. É subir há montanha, e agradecer a Deus por me ter dado todo este conhecimento, e agradecer à Natureza pelas maravilhas que tem partilhado comigo.
    Um grande bem-aja para você pelos seus escritos
    PS. Tem um lindo blog.
    Beijinho de luz em seu coração

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...