.


21 de outubro de 2016

>Pato ou formiga

Imagem: web
O pato é uma ave que pertence à família Anatidae. Os patos selvagens são encontrados em todo o mundo. Mas existe um casal de pato muito especial. Depois eu conto! Há relatos de que antes mesmo dos portugueses colonizarem o Brasil, efetivamente, índios já domesticavam a ave, mas assim como a vaca, o cavalo, a galinha e outros animais domésticos, alguns exemplares de patos foram  trazidos ao Brasil pelos portugueses nas primeiras embarcações. 

O pato tem uma boa longevidade, podendo viver até 15 anos, é um animal de dupla aptidão, ou seja, usado na produção de ovos e carnes. A pata chega a pôr 100 ovos ao ano e são maiores que os ovos de galinha, além disso, vivem em regime de semi-liberdade e não tem uma alimentação restrita, comendo caracóis, rações, ervas etc. Chegam a pesar até 6 quilos. Mas essa introdução é para falar de pessoas, pessoas que a gente conhece e nunca mais esquece.
Imagem: LVS
Em 2014 tive a oportunidade de conhecer, durante uma semana de estudos em Campinas, SP um casal muito simpático, alegre e bem humorado. Um homem valoroso, um daqueles ‘irmãos’ onde você encontra não tem tristeza. Ele brincalhão sempre diz: somos o casal de patos, quando se apresenta pela primeira vez. Brincalhão como é, se apresenta com sua esposa, uma pessoa amável, como o 'casal de patos'. Já escrevi uma história sobre um casal de formiganão poderia deixar de escrever sobre o casal de patos. Essa história na verdade surgiu, por que, na verdade, o casal mora na cidade de Patos, interior do Estado da Paraíba. Ao amigo e irmão Luciano e sua esposa, servos fieis a Deus da Igreja de Cristo que se reúne na cidade de Patos PB.  São pessoas que poderia se apresentar como casal de qualquer ave, peru, avestruz, ganso, não importa, o que importa mesmo é que por onde passam deixam amigos que não consegue jamais se esquecer de vocês.
Curiosidades: O pato é a única ave capaz de voar, nadar e andar razoavelmente.  Sei que pela sua capacidade, esforço você também consegue se sair bem em qualquer situação com a ajuda de Deus. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. Possui perfeito senso de direção e comunidade.

(a) J Araújo

4 comentários:

  1. Achei inteligente o trocadilho do "casal de Patos" e gostei de saber "Curiosidades" sobre os patos (eu só achava 'decorativo'...).
    Gostei muito desta postagem, Araújo.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, seu texto como sempre é interessante senão porque não dizer divertido também, eu respeito todos os seres viventes acho as aves lindas, mas tenho muito medo delas, eu me assustei quando criança me deixaram crescer e envelhecer com tal medo. Mas que os patos são bonitos isso são mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, eu já havia escrito mas o programa pediu login, a gente nunca escreve igual a mesmo história, eu dizia que tenho medo de aves, embora admire e respeite, seu texto é sempre informativo e até mesmo divertido, parabens.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ficar a saber um pouco mais sobre estes simpáticos bichinhos... os patos!...
    E já agora, fiquei com curiosidade em saber como serão designados os habitantes de Patos... serão patuscos?... :-))
    Não sabia que havia uma cidade assim chamada... bem... ontem também passei por uma, com um nome bem invulgar... Carne Assada! Acredita?
    Um post com um toque de humor... e que serviu de pretexto para homenagear seus amigos...
    Um grande abraço! Desejando uma óptima semana...
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog.

Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém, se mantém o direito de não publicar opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O blog, Serra de Minas, poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...