.


8 de julho de 2020

Conhecendo a história do pau-brasil

O pau-brasil foi o primeiro produto explorado pelos portugueses com base no seu valor comercial, foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América. Para isso, instalaram feitorias e contrataram o trabalho dos indígenas e aí vem a segunda exploração.


Conhecendo a história. Para quem não conhece, esse é o famoso pau Brasil. A palavra “Brasil” significa “vermelho como brasa”.  Antigamente, ela se chamava ibirapitanga em tupi-gurani, onde “ybirá” significa “árvore” e “pintanga” representa “vermelho”.

"Quando os colonizadores descobriram o nosso país, eles se referiram à árvore como “bersil”, que significava “brasa” na época. O forte tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa.

"Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a árvore foi enxergada como mercadoria potencial para ser revendida na Europa e, assim, sua exploração foi logo iniciada. A primeira pessoa que recebeu o direito de explorar o pau-brasil, segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, foi Fernão de Loronha, em 1501".  Fonte: Brasil Escola

Aos poucos, ela acabou sendo chamada de pau-brasil, mas também é conhecida como pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
A coloração vermelha, é própria da espécie, por isso o nome de Brasil, pois refere-se a cor de brasa.

A resina da árvore possui uma intensa cor avermelhada. É provavelmente por esse motivo que a árvore recebeu o nome de pau-brasil, pela origem na palavra brasa (bersil), que remete aos tons terrosos e avermelhados de sua casca e de sua resina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...