.


17 de novembro de 2020

No final das contas ninguém mais queria estudar

web

Os defensores do socialismo com certeza conhecem muito bem esta história. Mesmo assim resolvi transcrevê-la.

"Vamos entender um pouco o socialismo através de um professor de economia da universidade do Texas, esse professor disse que nunca reprovou um só aluno, mais uma vez reprovou uma classe inteira.

Essa classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava. Ninguém seria pobre e ninguém seria rico tudo seria igualitário. 

O professor então propôs o seguinte: ok! Vamos fazer um experimento socialista nesta classe!

Ao invés de dinheiro usaremos suas notas nas provas, todas as notas seriam concedidas com base na média da classe e portanto seriam justas. Isso queria dizer que todos receberiam as mesmas notas o que significava que ninguém seria reprovado.

Isso também queria dizer claro que ninguém receberiam uma nota "A", depois que a média das primeiras provas foi tirada, todos receberam uma letra "B", quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada os preguiçosos estudaram ainda menos, eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma e aqueles que tinham estudado bastante no início, resolveram que eles também se aproveitariam do 'trem da alegria' das notas.

Portanto agindo contra as suas tendências eles copiaram os hábitos dos preguiçosos e como resultado da segunda média das provas foi letra "D", ninguém gostou!

Depois da terceira prova, a média geral foi uma letra "F" e as notas não voltaram mais a patamares mais altos. Mas sim as desavenças entre os alunos. Começaram buscas por culpados, palavrões da atmosfera das aulas daquela classe.

A busca dos alunos por justiça tinha sido a principal causa das reclamações. Inimizades e senso de injustiça passaram a fazer parte daquela turma.

No final das contas ninguém mais queria estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto todos os alunos repetiram de ano. E para total surpresa deles o professor explicou que o experimento socialista tinha fracassado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes.

Preguiça e mágoa foram o resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual experimento tinha começado. Quando a recompensa é grande, disse o professor, o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.

Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalhou por eles, então o fracasso é inevitável. É impossível levar o pobre a prosperidade através de legislações que pune os ricos pela prosperidade.


Cada pessoa que recebe sem trabalhar outra pessoa dever trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustenta-la e quando esta outra entende que não vale a pena trabalhar para sustentar a outra metade, então chegamos ao início do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a".
Encerrou a aula o professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...