Claro que a maioria não lembra. Acho que somente quem tem acima de 60 anos deve se lembrar. Você pode até dizer que é saudosismo.
Lembro porque vi pessoas da família passando por isso. Quando o aplicador chegava e abria sua caixa de ferramentas você se deparava com isso, (foto acima).
Era um verdadeiro ritual, primeiro ela abria a caixa, retirava a seringa e a agulha que ia usar, acendia um pequeno fogareiro usando álcool para 'esterilizar' em água fervente.
Enquanto isso aquele que ia tomar a injeção, ou ficava olhando todo o processo ou saia de perto e voltava somente na hora da picada. E você, já passou por isso?
Hoje é tudo moderno, mas isso não eliminou totalmente o risco de infecção, principalmente hospitalares. As seringas 💉usadas hoje são descartáveis, isto é, usada uma única vez.
A única coisa que restou daquela época é o álcool, não para ser usado para acender o fogo mas para ser utilizado para passar no local antes da aplicação. Alguém disse que com as "Injeções de antigamente ninguém ficava doente, só o medo já curava".
Pensando bem, somos uma geração de sobreviventes.

Lembro bem dessas injeções e de uma enfermeira velhinha que vinha na casa e minha avó para aplicar.
ResponderExcluirBoas lembranças!
beijos, lindo fds! chica