Pular para o conteúdo principal

O homem que nasceu, viveu e morreu nas alturas

Imagem web 
Essa é a história de Miguel Vaspeano Lepeco, uma das mais curiosas da aviação brasileira.

Miguel nasceu em 1957 dentro de um avião da antiga VASP, (Viação Aérea São Paulo) enquanto a aeronave sobrevoava a região de Maringá, no Paraná. 

Sua mãe pretendia chegar a um hospital em Curitiba, mas entrou em trabalho de parto durante o voo. O comandante da aeronave tornou-se seu padrinho e sugeriu o nome "Vaspeano" em homenagem à companhia aérea. 

Talvez por influência de sua origem incomum, Miguel tornou-se piloto profissional aos 19 anos. Trabalhou durante décadas na Amazônia, especialmente em voos para garimpos e operações de táxi aéreo. 

Era conhecido pela experiência e habilidade em situações difíceis. Segundo relatos da família, ele sobreviveu a vários incidentes e pousos de emergência ao longo da carreira.

A morte também em um avião aconteceu em 13 de maio de 2010, aos 52 anos, Miguel pilotava um avião bimotor modelo Seneca que decolou de Manaus transportando funcionários da Secretaria de Educação do Amazonas. 

Pouco após a decolagem, ele comunicou problemas à torre e tentou retornar, mas a aeronave caiu. Todas as seis pessoas a bordo morreram. 

Investigações posteriores apontaram problemas como sobrepeso da aeronave e falhas mecânicas. Por que a história ficou famosa?

Porque Miguel reúne uma coincidência extremamente rara: Nasceu dentro de um avião. Passou a vida trabalhando como piloto e,.

Morreu pilotando uma aeronave. Por isso, muitos jornais e programas de aviação o descrevem como o homem que "nasceu, viveu e morreu nos céus".

É uma história real que acabou se tornando uma das mais conhecidas curiosidades da aviação brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

Retrospectiva 2010

Imagens/google Meus amigos, minhas amigas. Conseguimos chegar ao final de mais um ano, isso quer dizer que bem ou mal atravessamos os doze meses do ano, uns bem, outros nem tanto! Mas o certo é que chegamos. Com certeza deixamos de fazer muitas coisas que gostaríamos de ter feito e não foi possível fazer; algumas fizemos errado, o tempo não volta atrás, é implacável. Geralmente nessa época, as pessoas mesmo inconscientes acabam fechadas para balanço, é hora de rever os erros e acertos durante essa corrida e ver o que pode ser melhorado no próximo ano. É sempre assim! O ano foi cheio de acontecimentos trágicos; as enchentes que mataram centenas de pessoas em várias regiões do país; em Alagoas foram 36 mortes e 76 desaparecidos; em Pernambuco foram 17 mortes; no Rio de janeiro, segundo o Corpo de Bombeiros do Estado, 120 pessoas teriam morrido em decorrência das enchentes. São Luiz do Paraitinga, no Estado de São Paulo foi arrasado, causando um prejuízo de grandes proporções. O mundo, a...